Páginas

5 de ago de 2012

[Livro] A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga


 
"A BOLSA AMARELA é o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela) — a vontade de ser gente grande, a de ter nascido menino e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação — por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade' — essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia a dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa."
Escrito em 1976, A Bolsa Amarela é o terceiro livro escrito pela autora Lygia Bojunga.
Li o livro para um trabalho na faculdade (Literatura Infantil e Juvenil) e não achei que fosse gostar tanto. Apesar de ser considerado infantojuvenil, acredito que o livro pode surpreender pessoas de todas as idades.
Raquel, protagonista da história, tenta lutar contra suas vontades e acaba por construir um mundo imaginário, onde ela cria amigos, aventuras e pode ser quem ela deseja; muitos desses amigos são significativos para a história, principalmente quando os relacionamos com a vida real e a época em que foi escrito.
Achei o livro muito bom! Ainda não tive a oportunidade ler mais livros da autora, mas não vejo a hora de comprar mais alguns!

Bem, o preço não é dos melhores, mas vale o investimento: paguei R$ 26 na Saraiva quando comprei; quando pesquisei hoje, o livro estava indisponível no site da própria Saraiva, do Submarino e das Lojas Americanas. Nada que uma visita à Estante Virtual não resolva, né?!

Você pode saber mais sobre o livro e a autora no site da editora Casa Lygia Bojunga.

Espero que leiam e gostem do livro, é um dos poucos que gostei de verdade e recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário