Páginas

30 de ago de 2012

[Livro] Amor de Perdição — Camilo Castelo Branco


Autor: Camilo Castelo Branco
Página no Skoob: Amor de Perdição
Link do Domínio Público: Baixar Amor de Perdição
 
Sinopse (da edição da L&PM Pocket, 1998): Amor de Perdição tem o traço shakespereano onde as nobres famílias Botelho e Albuquerque veem o ódio mútuo ameaçado pelo amor entre Simão Botelho e Teresa Albuquerque. Simão — o heroi romântico, cujos erros passados são redimidos pelo amor —, Teresa — a heroína firme e resoluta em seu sinetimento de devoção ao amado — e Mariana — a mais romântica das personagens, tendo em vista a abnegação, representam a dimensão amorosa, o sentimento da paixão, ao qual se opõe o mundo exterior, a sociedade com sua hipocrisia.

O amor proibido entre Teresa Albuquerque e Simão Botelho traz aos dois sofrimento e infelicidade — que também atinge Mariana, eternamente apaixonada por Simão; uma das principais características do período ultra-romântico é o amor sublime com personagens sofredores que encontram o sentido da vida no próprio sofrimento.
Camilo Castelo Branco escreveu esse romance que é aclamado até hoje, uma das principais obras do Ultra-Romantismo que causou algumas confusões na época — tanto que o autor também escreveu "Amor de Salvação" para que o primeiro pudesse ser publicado sem maiores problemas com a sociedade.
 
Li a obra para um trabalho da faculdade (Literatura Portuguesa) e não achei que fosse gostar; demorei um pouco para "entrar no ritmo" de leitura, o começo não me interessou tanto, mas depois que parei de graça me concentrei, gostei muito da narrativa.
 
É uma grande obra que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.
 
Eu tenho a versão da L&PM Editores — Coleção Pocket (vide foto abaixo) e não lembro quanto paguei, comprei usado, mas na capa tem o preço R$ 5,50. Muito acessível! Você pode encontrar uma versão mais atualizada no Extra, por R$ 6,90.
 
238 páginas
 
Espero que leiam e gostem como eu gostei!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário